DF: Polícia investiga clínica de hipnose que promete ‘cura gay’

A  Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) está investigando a Clínica Hipnoticus, na Asa Sul, em Brasília. O responsável pelo local, Gabriel Henrique de Azevedo Veloso cobrava o valor de R$ 29.990,00 oferecendo a chamada “cura gay”. O suposto tratamento tem a duração de seis meses e era dividido em quatro sessões. No site da clínica, Gabriel Henrique de Azevedo Veloso garante ainda tratamento contra depressão e doenças autoimunes “antes mesmo da primeira sessão”.

Ao G1, Henrique contou que atua na área desde 2007 e negou que ofereça cura para pessoas LGBTQIA+. “Foi um mal-entendido. A palavra homossexualismo [sic] tem uma conotação negativa e já foi retirada do site”, disse.”Tem gente que procura esse tipo de tratamento, não é algo forçado a ninguém. Não tem cura gay, não tem fobia nenhuma e nenhum preconceito, muito pelo contrário. O cliente homossexual que quiser ser tratado pode ser tratado sem mudança de orientação sexual, foi uma infelicidade por conta do termo.” continua.

Nesta segunda, a Comissão de Direitos Humanos da CLDF também acionou Ministério Público do DF. O presidente da comissão, deputado distrital Fábio Félix (Psol), pediu que o órgão analise os fatos e tome providências.

“Chegou até nós que a clínica estaria tentando tratar pessoas e se referindo à homossexualidade como doença, inclusive usado o sufixo ‘ismo’ como referência”, disse o parlamentar. Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde.

A clínica de hipnose também será investigada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Para a entidade, terapias de reversão sexual representam “uma violação dos direitos humanos e não têm qualquer embasamento científico”.A presidente do CRP-DF, Thessa Guimarães, explicou que, mesmo que Henrique não se apresente como psicólogo, vai acionar comissão de ética do conselho para apurar se as práticas oferecidas pelo estabelecimento “podem configurar exercício ilegal da profissão e charlatanismo”.

Related posts

Em mais um vídeo polêmico, pastor Lucinho Barreto diz que beija a boca do filho

Madonna ensaia ao lado de Pabllo Vittar com camisa do Brasil e leva fãs à loucura

Protagonista com sexualidade confusa é o ponto alto da série Bebê Rena, na Netflix