Cursos voltados aos direitos LGBTQIAP+ focam na inclusão e combate ao preconceito

A multi-ethnic group of college students are sitting taking notes in a lecture hall - an instructor is standing up front leading the class.

Comemorado no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ encerra o mês que é marcado por manifestações diversas contra o preconceito, a discriminação de gênero e em defesa da igualdade de direitos entre todos. Desde 1969, a data lembra a revolta contra invasões feitas pela polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, resultando em prisões e ameaças para os que não esconderam sua orientação sexual.

Alguns avanços em direção à igualdade de tratamento, seja no âmbito social ou no profissional, dada para a comunidade LGBTQIAP+, são notados e comemorados. A inclusão daqueles que a sociedade considera como “diferentes” vem cada vez mais sendo debatida e adotada em empresas, tanto na admissão de novos colaboradores como também no tratamento de seus públicos.

Com a proposta de formar cidadãos capazes de enfrentar a violação de direitos de pessoas vulnerabilizadas pela sociedade contemporânea, a Unyleya oferece, desde 2021, os cursos de pós-graduação em Direitos LGBTQIAP+ e Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo.

Ambos os cursos, voltados a profissionais interessados na temática – que podem ser das áreas de direito, psicologia, assistência social, entre outras – aprofundam os estudos nas legislações específicas que tratam do direito das pessoas LGBTQIAP+.

Jackson Reis, coordenador de pós-graduação da instituição, enfatiza: “O objetivo dos cursos é promover a discussão crítica sobre o campo do direito e sua interface com a população LGBTQIAP+ e a população em diásporas, promovendo nos pós-graduandos a ampliação do cuidado, do respeito e da defesa dessa população”.

Os cursos de pós-graduação em Direitos LGBTQIAP+ e Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo da Unyleya são focados nos direitos da população, entre eles o direito ao trabalho e à renda. Rodrigo Broilo, também coordenador de pós-graduação da faculdade, completa: “O direito a serviço da população LGBTQIAP+ pode e deve promover o combate ao preconceito e a inclusão dessa população tão marginalizada no ambiente formal de trabalho”.

Vale ressaltar que a Faculdade Unyleya tem especial cuidado no desenvolvimento da diversidade no ambiente interno e externo, uma vez que 80% do corpo docente dos dois cursos são compostos por profissionais e pesquisadores LGBTQIAP+. Além disso, os cursos voltados para a população LGBTQIAP+ têm o compromisso ético de serem pensados e lecionados por professores e pesquisadores da própria comunidade, como forma de dar voz e vez aos seus membros.

Para mais informações, acesse:  https://unyleya.edu.br/

Related posts

Pabllo Vittar, Joelma e Leo Santana lotam o Anhangabaú na Virada Cultural 2024

Monique Evans se casa com Cacá Werneck no RJ; veja fotos!

Carmo Dalla Vecchia e Theo Nogueira estreiam “Todo Chapéu Me Lembra De Você” com entrada franca