Primeira apresentadora de TV trans da Bolívia quer ampliar a voz da comunidade LGBT no país

O Aby Ayala TV, programa da TV boliviana, ganhou uma nova apresentadora durante a pandemia. Trata-se de Leonie Dorado, de 26 anos. Na atração, ela a borda questões da comunidade LGBT com base em sua própria transição e experiência de vida como pessoa trans. “A transição levou quatro anos. No final do dia, eu não estava no corpo errado, estava procurando a maneira como queria projetar minha vida” contou ela à Agência Reutres.

Atualmente, cursando licenciatura em música moderna no Conservatório Nacional de Música da Bolívia, Leonie nem sempre teve a TV como objetivo. Na infância, ela estudou piano e estava seguindo a carreira de cantora. O trabalho no Aby Ayala TV ocorreu em meio à recente pandemia de coronavírus e els está aproveitando a oportunidade. “O grupo LGBT é um grupo de milhões de pessoas que exigem direitos humanos, direitos trabalhistas, direitos para que suas vidas sejam respeitadas. Foi isso que me levou a fazer parte deste projeto.”

Leonie, que foi registrado como Bernardo, tem uma família que apoiou sua transição. Em seu novo cargo, Leonie se concentra nos direitos de transsexuais e em suas problemáticas, principalmente em termos de saúde e trabalho. Ela também está escrevendo um livro para incentivar outras pessoas com seu lema pessoal: “Faça as pazes com seu corpo, coloque sua saúde em primeiro lugar, aposte em seus sonhos e seja feliz”.

Ogulho LGBT

No final de junho, a apresentadora postou um mensagem celebrando o mês do Orgulho LGBT nas suas redes sociais. Leia baixo:

“É emocionante viver um dia como hoje, que desde 1969 marcou o início do movimento de libertação pedindo progresso nas políticas governamentais e decisões sobre direitos humanos. A coisa mais relevante na minha vida não é o fato de eu ser trans. Considero que é uma das coisas menos importantes sobre mim. Vamos apostar no esforço de desenvolver nossas capacidades para sermos brilhantes no que decidimos nos dedicar, apostar em nossos sonhos e buscá-los, apreciar o melhor dos outros, deixar um mundo com algo melhor sabendo que pelo menos uma vida foi incentivada mais livremente graças à nossa ”

Related posts

Monique Evans se casa com Cacá Werneck no RJ; veja fotos!

Carmo Dalla Vecchia e Theo Nogueira estreiam “Todo Chapéu Me Lembra De Você” com entrada franca

Corrida do Orgulho LGBT+ celebra a diversidade e integra o calendário oficial da Semana da Parada