Dia do Orgulho Lésbico: Angélica Morango explica por que a data é tão importante

A jornalista Angélica Morango, de 36 anos, participou hoje, dia 19 de agosto, de uma live com o Portal Arrasa. No papo, a colunista do UOL explicou o motivo desta data ter sido proclamada como o Dia Nacional do Orgulho Lésbico. O assunto ficou nos trending topics do Twitter durante todo o dia, com mensagens de diversas usuárias mostrando o seu orgulho. Ela conta que esse dia foi escolhido em memória à primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil, ocorrida em 1983, em São Paulo, no que ficou conhecido como o “Stonewall brasileiro”. Naquela época, ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocuparam o Ferro’s Bar para protestar contra os abusos e preconceitos que vivenciavam no local.

“Em 1983, quando o Brasil ainda vivia uma ditadura, um bar de São Paulo decidiu proibir mulheres lésbicas lá. Daí duas mulheres falaram: ‘peraí, meus anjos. Não é assim que a banda toca’. Essas duas mulheres fizeram história. Elas produziam um zine voltado para o público lésbico e mobilizaram outras ativistas e a imprensa também. Então, houve uma manifestação coletiva lá na porta desse bar. As mulheres conseguiram o direito de ocupar esse e outros espaços. Esse levante do Ferro´s Bar, a gente tem aqui como se fosse o Stonewall”, conta a ex-BBB se referindo à histórica manifestação de gays, lésbicas e travestis contra a repressão policial em Nova York, em 28 de junho de 1969, que posteriormente daria origem ao Dia do Internacional Orgulho LGBT.

Morango fala de Rosely Roth e Miriam Martinho, responsáveis pela publicação “Chana Com Chana”, e que foram as precursoras desse levante em São Paulo. Ela ainda completa com uma mensagem para as meninas lésbicas neste dia. “Mesmo que você não conheça essa história, você não precisa conhecer essa história para ter orgulho de ser quem você é. Primeiro a gente se entende lésbica, depois a gente conhece a história pra saber quem veio antes. Faça a coisa no seu momento. Não tem momento pra você se entender lésbica, não tem momento pra se assumir. O importante é se sentir confortável consigo. Você não precisa da validação de ninguém para nenhuma escolha na sua vida. Siga o seu coração e faça aquilo que tiver vontade”.

Veja Angélica Falando sobre a Manifestação do Ferros Bar:

Curte a Angélica Morango e quer saber como anda a vida da influenciadora? Veja a entrevista completa:

Related posts

Protagonista com sexualidade confusa é o ponto alto da série Bebê Rena, na Netflix

Polícia Civil investiga morte de homem gay que estava desaparecido no centro de São Paulo

Após polêmica separação de Davi, Mani Rego volta a trablhar em barraca em Salvador