#CulturaEmCasa comemora a Dia da Visibilidade Trans com programação especial

Para celebrar a Dia da Visibilidade Trans, a #CulturaEmCasa, maior plataforma de streaming e vídeo por demanda da América Latina, traz uma programação especial em 29 de janeiro. O destaque fica para o cine-teatro “No Meio do Caminho”, texto de Luh Maza, a primeira roteirista trans da TV brasileira, que estreia dia 29 às 21h. A plataforma é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte.

Em “No Meio do Caminho”, as atrizes Daniela Sevilha e Renata Perón conversam sobre as expectativas humanas, a reflexão sobre o futuro, os arrependimentos, as dúvidas, os julgamentos e os anseios. O cine-teatro coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade e como seus corpos e mentes são afetados.

A partir das 12h, do dia 29, entra em cartaz o “Mais Orgulho Personalidades”, que reúne depoimentos da cena LGBTQIAP+ em diversos municípios de São Paulo. São 29 episódios, com vídeos de cinco a 16 minutos, que trazem testemunhos muito pessoais sobre como lidar com temas como solidão, preconceito, identidade e aceitação.

Ainda como parte da programação, a plataforma exibe “Lola e o Mar”, um filme de Laurent Micheli com Mya Bollaers e Benoit Magimel. Com classificação etária de 14 anos. A produção apresenta Lola, uma jovem trans de 18 anos, que perde a mãe, e faz uma viagem com o pai, com quem tem uma relação conflituosa e ausente. O filme foi indicado ao César de Melhor Filme Internacional.

A performance poética de Eme Barbassa “Não Vou por aí”, com participação de Anderson Herzer, considerado o primeiro escritor transexual brasileiro, e a apresentação da cantora, instrumentista e compositora Filipe Catto, artista trans e não binária, também integram a semana da visibilidade pela #CulturaEmCasa.

Outras apresentações, como o stand-up, gravado no Teatro Sérgio Cardoso, com apresentação de Fernando Pedrosa, traz a autodenominada sapatão Cintia Rosini que ressignifica estereótipos do universo LGBTQIAP+ trazendo para o palco causos pessoais e sobre atualidades. João Bubiz, primeiro homem transgênero a fazer comédia stand-up no Brasil, não mede esforços para tirar sarro de toda sua transição. Enquanto Babu Carreira, humorista e escritora, traz à tona suas descobertas e experiências como uma mulher cis bissexual. E muito mais!

Para assistir toda a programação, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo APP #CULTURAEMCASA, disponível em IOS e Android.

Serviço

Dia da Visibilidade Trans:

12h – Mais Orgulho Personalidades

15h – Arte Trans: Repressão e Expressão

18h – Lola e o Mar

20h – No Meio do Caminho

CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.

Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente, já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Related posts

Protagonista com sexualidade confusa é o ponto alto da série Bebê Rena, na Netflix

Polícia Civil investiga morte de homem gay que estava desaparecido no centro de São Paulo

Após polêmica separação de Davi, Mani Rego volta a trablhar em barraca em Salvador