Viradouro demite seguranças que expulsaram mulher trans de banheiro feminino

A direção da escola de samba Unidos da Viradouro informou na quarta, dia 01, que os seguranças que expulsaram da quadra da escola a mulher trans Milena Ravache foram demitidos. O caso aconteceu na noite da última última terça-feira, 31, durante o ensaio na quarta da escola, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Um vídeo feito por um amigo de Milena mostra ela sendo conduzida à força para a saída da quadra após tentar usar o banheiro feminino. A mulher trans registrou um boletim de ocorrência por constrangimento ilegal e preconceito de raça.

A Viradouro, então, emitiu uma nota na noite da última quarta-feira, 1, informando que demitiu os seguranças envolvidos no caso.

“Como parte das medidas que a Viradouro informou, mais cedo, que adotaria em relação ao episódio ocorrido na quadra da escola na noite na última terça-feira, a presidência informa que afastou os seguranças diretamente envolvidos neste caso inadmissível”, diz o comunicado.

A escola ainda reitera ser contra qualquer tipo de preconceito: “Reiteramos que nossa quadra é um espaço de acolhimento, de alegria e de respeito à diversidade. Atitude como a de ontem não expressa o espírito da nossa diretoria e tampouco de nossa comunidade”.

Um vídeo feito por um amigo de Milena mostra ela sendo conduzida à força por seguranças até a saída da quadra. Nas imagens, é possível ver um dos seguranças segurando os braços de Milena e a expulsando do lugar.

“Minha amiga sendo retirada da Viradouro por não poder usar o banheiro. Uma mulher sofrendo transfobia na quadra da Viradouro. Que vergonha, gente!”, postou o amigo ao divulgar o vídeo do momento nas redes sociais.

“Mulher trans operada resignada é proibida de usar banheiro feminino na Unidos da Viradouro no ensaio técnico. Sofrendo preconceito e sendo colocada para fora pelos seguranças de forma grosseira. Cadê os direitos do nosso povo LGBTQIA+”, continuou o amigo em outra postagem.

Milena procurou a 78ª DP, de Fonseca, em Niterói, e registrou queixa como constrangimento legal e preconceito. No Boletim de ocorrência que o EXTRA teve acesso, ela informou que chegou a usar o banheiro feminino por três vezes, e que na quarta foi abordada por uma funcionária, alegando que ela não podia entrar no local com um copo de bebida.

Milena conta que se desfez do copo e mesmo assim foi barrada de usar o banheiro, com a alegação que ela deveria usar o banheiro masculino. Após argumentar ser uma mulher trans, foi arrastada por seguranças até a saída da quadra.

Viradouro se manifesta

Em nota, a Viradouro repudiou as atitudes dos seguranças contra Milena e informou que tomará as “medidas cabíveis”. A diretoria da escola de samba ainda afirmou ser a favor da diversidade e do respeito e contra a discriminação.

“A Presidência e toda a diretoria da Unidos do Viradouro têm dado, ao longo dos anos, sucessivas demonstrações de respeito à diversidade de gênero e de combate a qualquer tipo de preconceito.Estamos buscando contato com a frequentadora para que possamos convidá-la para uma conversa presencial. Atitudes como essas são injustificáveis e garantimos que todas as medidas serão tomadas .Ressaltamos que a Unidos do Viradouro repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito.

Related posts

Protagonista com sexualidade confusa é o ponto alto da série Bebê Rena, na Netflix

Polícia Civil investiga morte de homem gay que estava desaparecido no centro de São Paulo

Após polêmica separação de Davi, Mani Rego volta a trablhar em barraca em Salvador