Linn da Quebrada homenageia escrava famosa com camiseta durante entrada no BBB

A segunda trans a entrar na casa mais vigiada do Brasil em 20 anos escolheu um look com bastante representatividade em sua estreia no reality. Linn da Quebrada entrou no programa na tarde desta quinta, dia 20, usando uma camiseta com a imagem da obra ‘Monumento à Voz de Anastácia’, pintada em 1817 pelo francês Jacques Etienne Arago. Na obra original, Anastácia, que se tornou símbolo de resistência entre os povos africanos e foi canonizada em religiões afro-brasileiras, aparece com uma mordaça e um grilhão no pescoço. Sua imagem até hoje circula o mundo em referência à violência e censura contra mulheres negras.

O perfil oficial da cantora explicou a importância da camiseta do artista Yhuri Cruz com a imagem de Anastácia. “Anastácia Livre é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente. Se tornou a ‘escrava santa’ por sua firmeza, mas refém à uma iconografia colonial. Em ‘Monumento à voz de Anastácia’, trabalho que exponho hoje, ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência”, conta o artista em texto sobre a imagem de Anastácia que aparece sem os instrumentos de tortura e com um leve sorriso.

Por meio do seu perfil no Twitter, o carioca contou que ele e a atriz estavam planejando esse look desde o mês passado. “Eu e Lina planejamos isso desde o meio de dezembro. Como alcançar os circuitos midiáticos com uma imagem de liberdade radical? Ela me convidou então para pensarmos em uma camisa exclusiva para sua entrada no grande reality do Brasil”.

“Muito feliz e orgulhoso por isso. Esse trabalho se chama ‘Monumento à voz de Anastácia’, é sobre monumentalização e massificação da liberdade. Hoje alcançamos a mídia de massa. @linndaquebrada minha torcida é sua meu amor! Te desejo a serenidade que conversamos horas antes do seu confinamento! Vai com tudo”, completou sobre a obra que foi incluída nos livros didáticos das mais de 200 escolas.

Related posts

Madonna ensaia ao lado de Pabllo Vittar com camisa do Brasil e leva fãs à loucura

Protagonista com sexualidade confusa é o ponto alto da série Bebê Rena, na Netflix

Polícia Civil investiga morte de homem gay que estava desaparecido no centro de São Paulo