Morre transexual espancada após voltar de festa no interior do Maranhão

Morreu na madrugada de sábado, dia 24, a transexual Natasha Nascimento. Ela foi agredida em setembro após voltar de uma festa na cidade de São Luiz do Gonzaga, no Maranhão. A jovem de 29 anos foi encontrada desacordada por populares nas margens da BR-316. Uma testemunha afirmou que ela foi espancada por cinco pessoas, dois homens e três mulheres, após uma discussão com o grupo.

Natasha estava internada há duas semanas no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, e seu estado era considerado grave. Ela teve seis costelas quebradas, o maxilar descolado e várias fraturas pelo corpo. De acordo com informações do G1, a mãe de Natasha, Delsina Nascimento, relatou que a filha sempre enfrentou desafios por conta da orientação sexual e que temia pela segurança da família. Após o crime, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) afirmou que estava acompanhando o caso e que ele pode ser enquadrado como crime de transfobia.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Natasha. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) instaurou um inquérito para investigar o caso e até o momento, 11 pessoas já foram ouvidas. Segundo a polícia, ninguém foi preso.

Natasha foi levada de helicóptero para a capital
Família de Natasha acredita que ela foi vítima de transfobia
Natasha foi encontrada desacordada na BR-316

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), que acompanha o caso, divulgou uma nota em seu site oficial, confira na íntegra:

É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Natasha Lima, mulher transgênero brutalmente violentada no município de São Luís Gonzaga do Maranhão em meados de setembro do corrente ano.

Atos de violência e discriminação não podem continuar sendo perpetrados sem que qualquer resposta por parte dos órgãos competentes seja dada à sociedade.

Natasha não foi a primeira e, infelizmente, não será a última se essa cultura de ódio contra a população trans e demais minorias permanecer.
Isso PRECISA PARAR!

Essa infeliz realidade só poderá ser interrompida com a construção coletiva de uma cultura de paz, democracia e de direitos humanos. Isso demanda diálogo e enfrentamento a violências estruturais como a LGBTfobia.

Nesse momento nos solidarizamos com os familiares e amigos de Natasha e partilhamos do sentimento de luto que os assola.

Segundo as informações mais recentes recebidas pelas Comissões, A Prefeitura de São Luís Gonzaga já providenciou o translado do corpo, que aguarda liberação prevista para ocorrer ainda esta tarde e o carro funerário chegará em seguida para levá-la até sua cidade.

Esperamos que as Instituições competentes ajam com o máximo de atenção e assertividade sobre o caso.

Related posts

Protagonista com sexualidade confusa é o ponto alto da série Bebê Rena, na Netflix

Polícia Civil investiga morte de homem gay que estava desaparecido no centro de São Paulo

Após polêmica separação de Davi, Mani Rego volta a trablhar em barraca em Salvador